Não fume

De acordo com o INCA o cigarro é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e é responsável, também por 30% da ocorrência de outros tipos de câncer como: boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.

Use filtro solar diariamente e evite a exposição entre 10h e 16h.

Os raios UVA e UVB, emanados pelo sol, são os responsáveis pelas alterações celulares que levam ao câncer de pele. Por isso, use filtro solar a partir do fator 20 e não dispense acessórios como chapéu, guarda-sol e óculos escuros.

Abuse dos legumes, frutas e verduras

O consumo de açúcar em excesso não tem ligação direta com o câncer. Mas este hábito aumenta a produção de insulina no organismo, e isso leva à produção de uma substância chamada citocina pró-inflamatória.

Quanto maior a quantidade dessa substância, maior as chances de câncer. Esta mesma substância pode fazer parte do ácido aracdônico encontrado na gordura da carne de boi e de porco. Já as frutas, legumes e verduras, são ricos em fibra. Isso auxilia na proteção do intestino contra o câncer.

Evite alimentos ricos em sódio e conservantes

Alimentos como bacon, mortadela, presunto e salsicha possuem uma substância cancerígena chamada nitrosamina que pode alterar o tecido da bexiga, podendo causar câncer no órgão.

Faça checkup regularmente

Realize todos os exames de diagnóstico precoce indicados pelo seu médico, como, por exemplo, mamografia. Prevenir-se ainda é a melhor solução.

Pratique 30 minutos de atividade física todos os dias

A prática de atividades físicas, em especial exercícios aeróbicos, além de fazerem bem para o corpo em geral, diminuem a circulação das citocinas pró-inflamatórias no organismo.

Diminua a ingestão de bebidas alcoólicas

O álcool aumenta a incidência de câncer no intestino, estômago e fígado e potencializa os efeitos do tabaco. Então fuja dessa combinação.

WhatsApp chat