Com sua ajuda, estamos em constante melhoria!

Fundada em fevereiro de 2005, a Organização Regional de Combate ao Câncer (ORCCA) é uma associação civil de caráter assistencial, científico, cultural e filantrópico, sem quaisquer fins lucrativos, constituído por profissionais da saúde e de outras áreas interessadas no apoio aos pacientes com câncer e seus familiares na cidade de Betim.

Tudo começou, quando profissionais que atuavam e, atuam no tratamento de câncer em Betim, perceberam a carência socioeconômica dos pacientes, que necessitavam de ajuda além do tratamento médico.

Para mobilizar a população contra um dos maiores males, ainda frequentes no Brasil, a carência de recursos humanos, financeiros e o suporte humanitário aos pacientes com câncer, os profissionais engajados estudaram e propuseram um modelo baseado em uma Organização Não Governamental (ONG), completa e adequada a resposta ao tratamento do câncer que não exigisse somente o auxílio médico.

Em março de 2009, Betim foi credenciada, junto ao Ministério da Saúde, para proporcionar e oferecer tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde então, os membros da ORCCA viram a necessidade de acelerar a implantação das propostas de ajuda à população portadora de câncer na microrregião e cidades próximas.Hoje, contamos com o apoio da população, para realizar um trabalho, com amor e qualidade, junto aos pacientes em tratamento e seus familiares.

Objetivos

Temos por finalidade ser “porta-voz” do paciente oncológico ao acesso a um atendimento médico adequado e à orientação, educação e defesa dos seus direitos, colaborando com as Autoridades constituídas no Brasil e no Exterior, com Entidades e Hospitais Filantrópicos e com outras Instituições Públicas e Privadas engajadas na luta contra o câncer. Desde a fundação investimos nossos esforços, voluntariamente, por intermédio da diretoria e conselheiros, para propiciar o atendimento da população, em Betim e microrregião, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Nosso foco é colaborar com suporte necessário aos pacientes e seus familiares, através de medidas de prevenção, orientação e educação. Nossas responsabilidades e compromissos, descritos em nosso estatuto e perseguidos por nossos integrantes:

  1. Promover a divulgação de conhecimentos sobre prevenção, tratamento, encaminhamento e procedimentos de suporte ao paciente com câncer;
  2. Contatar patrocinadores, do setor público ou privado, com vistas a arrecadação de fundos para o desenvolvimento e manutenção de nossas atividades;
  3. Promover campanhas educacionais por todos os meios legais de veiculação;
  4. Elaborar e distribuir material educativo;
  5. Realizar cursos, congressos, simpósios e outros eventos.
WhatsApp chat