Com sua ajuda, estamos em constante melhoria!

breve-historico-rdf-2016

Fundada em fevereiro de 2005, a Organização Regional de Combate ao Câncer (ORCCA) é uma associação civil de caráter assistencial, científico, cultural e filantrópico, sem quaisquer fins lucrativos, constituído por profissionais da saúde e de outras áreas interessadas no apoio aos pacientes com câncer e seus familiares na cidade de Betim.

Tudo começou, quando profissionais que atuavam e, atuam no tratamento de câncer em Betim, perceberam a carência socioeconômica dos pacientes, que necessitavam de ajuda além do tratamento médico.

Para mobilizar a população contra um dos maiores males, ainda frequentes no Brasil, a carência de recursos humanos, financeiros e o suporte humanitário aos pacientes com câncer, os profissionais engajados estudaram e propuseram um modelo baseado em uma Organização Não Governamental (ONG), completa e adequada a resposta ao tratamento do câncer que não exigisse somente o auxílio médico.

Em março de 2009, Betim foi credenciada, junto ao Ministério da Saúde, para proporcionar e oferecer tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde então, os membros da ORCCA viram a necessidade de acelerar a implantação das propostas de ajuda à população portadora de câncer na microrregião e cidades próximas.

Hoje, contamos com o apoio da população, para realizar um trabalho, com amor e qualidade, junto aos pacientes em tratamento e seus familiares.

Missão:

  • Atuar na prevenção do câncer;
  • Ser porta-voz do paciente com câncer;
  • Acolher os pacientes e seus familiares promovendo assistência integral e humanizada com foco na qualidade de vida.

 

Visão:
Ser reconhecida regionalmente como exemplo e referência em prevenção e combate ao câncer com excelência nos serviços prestados, superando expectativas e garantindo melhor qualidade de vida à população.

 

Filosofia, crenças e valores:

  • Ética: praticar uma conduta de valores norteada pela honestidade, pelo respeito e pelo equilíbrio, de forma responsável, tratando com dignidade os pacientes, familiares, parceiros, patrocinadores, funcionários, voluntários e doadores, cuidando para que todos os envolvidos se sintam satisfeitos, tranquilos e em paz de espírito.

 

  • Solidariedade: Adesão incondicional à causa com uma ação generosa e bem-intencionada; acolhimento e ajuda de forma respeitosa e digna a todos, contribuindo para a elevação da autoestima.

 

  • Motivação: Ajudar, inovar, encarar e contagiar a todos em cada desafio, considerando cada momento como o mais importante de nossas vidas e passar esse sentimento para todos os pacientes, familiares, parceiros, patrocinadores, funcionários, voluntários, doadores e comunidade, atuando com alegria e comprometimento.

 

  • Gratidão: Reconhecer o esforço em servir. Gratidão a todos os pacientes, familiares, parceiros, patrocinadores, funcionários, voluntários e doadores que acreditam no bem-estar individual e coletivo.

 

  • Perseverança: Permanecer no caminho diante dos obstáculos e confiar, apesar das adversidades, na busca pela Promoção de Saúde com Qualidade de Vida.

 

  • Equidade: Todos os pacientes oncológicos e seus familiares necessitam de alguma forma de assistência norteados nas condições de vida e fatores sociais vivenciados por cada um. Faz-se necessário reconhecer as diferenças e suas necessidades individuais. Ao adotar os preceitos da equidade garantimos que os mais vulneráveis recebam cuidados adequados.